sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Orelhas em pé


O uso do cotonete é condenado pelos otorrinos não apenas por sua total ineficiência na higienização, mas principalmente pelas conseqüências danosas que pode trazer. Baseada nisso a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia fez diversos apelos visando a convencer a indústria a suspender a sua fabricação, medida que seria mais prática e eficiente do que realizar uma ampla campanha de conscientização, de alto custo e resultados não tão imediatos.

Segundo tempo

Conversei com o experiente otorrino Paulo Ricardo Siqueira e ele admitiu que sua entidade de classe foi de certa forma ingênua ao imaginar que as multinacionais atenderiam à sugestão de suspender a fabricação de cotonetes. Concordei. Afinal, as insaciáveis preferem apostar na ignorância da população e continuar vendendo produtos que não contribuem e até fazem mal.

Didaticamente

O cerume não está nos ouvidos por acaso, muito menos existe para prejudicar. Ele tem a função de impermeabilizaro canal auditivo. O excesso que fica na parte de fora do ouvidodeve ser removido durante o banho, com a ponta do dedo indicador. O cotonete apenas empurra a cera para dentro, provocando surdez temporária e até danos maiores, dependendo do caso.

Arremate final

Por tudo isso e muito mais, o otorrino carioca Aziz Lasmar cunhou uma máxima segundo a qual a única utilidade do cotonete é na limpeza de cabeçote de gravador. Estando esses aparelhos em desuso, já não há mais nenhuma serventia.

Nenhum comentário: