segunda-feira, 13 de abril de 2009

Piratas do ar



A idéia inicial do SBT - que ficou com o espólio da produção artística da Rede Manchete - era produzir o "remake" de "Dona Beija", novela de Wilson Aguiar Filho que fez muito sucesso em 1986, com direção de Herval Rossano e David Grimberg. Mas a emissora acabou optando pela reapresentação, iniciada na segunda-feira (06.04.09) certamente por ser mais em conta e possibilitar maior lucratividade. Nos dois primeiros dias, ao final da exibição, a emissora fez a divulgação de um aviso por meio do qual convoca possíveis credores da iniciativa. A protagonista da novela, atriz Maitê Proença, dizendo não ter autorizado a exibição, acionou seus advogados.
Algumas redes de TV como o SBT, a Record e a própria Globo, no "Vale à pena ver de novo", praticam a pirataria explícita.

4 comentários:

João Carvalho disse...

Neno discordo totalmente da sua opinião, o produto acabado como um todo pertence à emissora de TV, não faz sentido ela não poder reapresentar um produto seu, é um direito dela, contanto que ela pague os direitos de imagem dos atores, claro; e o público que não existia na época de sua apresentação original não tem o direito hoje de ver um produto de sucesso do passado?; imagine a situação: a TV como um todo não poder reprisar filmes, seriados, programas ou novelas que fizeram sucesso no passado, ou então ter que fazer "remake" de tudo? Será que algum ator atual chegaria aos pés de um Paulo Gracindo como o impagável Odorico Paraguaçu num "remake" do Bem Amado, ou até um novo ator no lugar de Lima Duarte, no papel do Zeca Diabo; no caso de Dona Beija, é um prazer ver a Maitê Proença no auge de sua beleza física, privar-nos deste prazer é uma maldade com uma geração que não teve a oportunidade de vê-los no passado!

Neno Cavalcante disse...

Caro João: você está certíssimo, sem tirar nem pôr. Pena que raramente as emissoras paguem os direitos de reutilização. Na maioria das vezes as partes interessadas enfrentam duradouras batalhas judiciais.
Grande abraço!

Anônimo disse...

caro, o ator José de Abreu em seu blog afirma que Globo paga os direitos de exibição aos atores pela reapresentação de sua novelas. Mesmo que este não pertença mais ao quadro de funcionarios da globo.

P A R A L E LO disse...

Geralmente o sucesso tem duas vertentes, a do auge onde tudo são flores e a decadência onde o outrora ídolo batalha para que tudo seja proveitoso não importa de onde venha e desse naipe não escapa a Maitê Proença que já não tem tanto brilho quanto na época da novela em tela e tentar questionar na justiça um favor que o Sbt está fazendo para ela é descabível, tentar esnobar e fazer-se acreditar como alguém que ainda pode causar impacto, o melhor é colocar a viola no saco e receber os merréis do dono do Sbt, parabéns pela matéria.